
O Facebook passará a permitir que seus usuários peçam e ofereçam ajuda, como comida, abrigo e transporte, em situações em que a plataforma “status de segurança” for acionada. O serviço é ativado durante tragédias ou desastres naturais para que as pessoas que estejam nas áreas afetadas avisem pela rede social que estão a salvo.
A
nova ferramenta, anunciada nesta quarta-feira (8), se chama “community
help” (“ajuda da comunidade”, em tradução livre) e vai habilitar a
comunicação direta com quem estiver usando o “status de segurança”.
De
acordo com o Facebook, as publicações poderão ser visualizadas
organizadas em diferentes categorias, como localização, facilitando a
busca por pessoas que precisam de ajuda.
“As
pessoas poderão buscar e oferecer ajuda, trocar mensagens com outras
pessoas diretamente, mesmo depois de um incidente”, explica Naomi Gleit,
vice-presidente do Facebook. “As publicações e posts serão organizados
por categorias e localização, facilitando que as pessoas encontrem o que
e quem elas precisam, já que elas serão notificadas automaticamente
pela ferramenta.”
Os
recursos do “Community help”, a princípio, serão usados apenas em
incidentes naturais, como terremotos e incêndios. Os primeiros países a
testarem a ferramenta (mas tomara que não precisem) são Arábia Saudita,
Austrália, Canadá, Nova Zelândia e Estados Unidos.
O
“status de segurança” foi ativado pela primeira vez no Brasil em março
de 2016, devido a fortes chuvas que provocaram inundações e
deslizamentos em nove cidades do interior e da região metropolitana de
São Paulo.
O
serviço também já foi habilitado, por exemplo, nos atentados das
cidades francesas de Paris e Nice, da belga Bruxelas e da
norte-americana Orlando. Com informações do G1.
0 comentários:
Postar um comentário